No dia em que a Igreja comemora a Assunção de Maria ao céu, Picos teve a honra de celebrar a 160ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade e da diocese.
Às 7h da manhã de domingo, 15, milhares de fiéis reuniram-se no adro da Catedral, motivados pelo amor à Maria, que é apresentada na Igreja como aquela que soube fazer a vontade do Pai e modelo para aqueles que desejam seguir a Cristo, aqui invocada sob o título de Senhora dos Remédios.
A Celebração Eucarística foi presidida por dom Plínio José, bispo diocesano de Picos, e concelebrada por diversos padres. Contou ainda com religiosos (as) e seminaristas, e a presença marcante de comunidades eclesiais provindas das paróquias, que mesmo debaixo de sol quente mantiveram-se motivadas a prestar louvores à Mãe de Deus.
No momento do ofertório houve a entrada de frutos da terra e ferramentas de trabalho, conduzidas pelo homem do campo. A Rádio Cultura FM foi ofertada como instrumento de difusão da cidadania, educação e evangelização, tendo em vista a comemoração dos seus 3 anos de funcionamento.
De acordo com dom Plínio, a festa da padroeira é sempre um tempo muito forte para os fiéis e paroquianos, especialmente em Picos, nesse período de 6 a 15 de agosto, quando a cidade recebe os filhos distantes e fiéis de outras paróquias.
"Quantas famílias que se deslocaram, algumas todas as noites, e principalmente neste encerramento para que pudessem se fazer presentes na festa da padroeira. É o carinho do povo com a Igreja, com Jesus Cristo e também com a Mãe de Deus, Nossa Senhora", afirma.
O padre Gregório Lustosa, pároco da Igreja Catedral, agradeceu à presença de todos os padres que celebraram durante o Festejo de Nossa Senhora dos Remédios, às pessoas que colaboraram com a realização dessa grande festa, tanto na liturgia, quermesses, ornamentação e demais serviços.
Sobre a Assunção de Maria:
O dogma da Assunção de Maria foi proclamado oficialmente pela Igreja no ano de 1950, pelo Papa Pio XII, porém essa solenidade já era celebrada desde os primeiros séculos do cristianismo na Igreja do Oriente.
Mais fotos:
Lana Krisna - Pascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário