segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estágio Pastoral: conhecendo as alegrias e desafios do povo de Deus






Conhecer de perto a realidade do povo, integrar-se às comunidades, partilhar desafios e alegrias, exercer as atividades pastorais e animação da vida litúrgica, esses são alguns dos objetivos do Estágio Pastoral dos Seminaristas, que acontece de 3 a 15 de janeiro em Campo Grande do Piauí.
Igreja São Benedito

A acolhida e envio para as comunidades rurais aconteceu na última segunda-feira, na Igreja São Benedito. A Missa de Abertura aconteceu debaixo de muita chuva, motivo de alegria para a população campograndense, que tem a agricultura como maior fonte de trabalho e renda.

Campo Grande está localizado às margens da BR 316, segundo o censo 2010, sua população é de 5.592 habitantes, dividida em 1.569 pessoas (ou 28,66%) residentes na zona urbana, e 4.023 (ou 71,94%) que residem na zona rural. Um dos desafios mais visíveis é a falta da rede de abastecimento de água, que na cidade acontece através de poços tubulares.

De acordo com dom Plínio, o Estágio Pastoral é um momento para conhecer a vida da população de forma integral, desde a parte religiosa, a espiritualidade, até as questões sociais, atentando para o que merece destaque e para o que merece melhorias. Durante o Estágio Pastoral existe também a oportunidade para discutir essa realidade com os grupos organizados e autoridades municipais, propondo mudanças com benefícios para população.

"Eu parto da experiência de Maria nas Bodas de Caná, ela que foi atenciosa e procurou ver as necessidades, descobriu que o casal ia passar uma grande dificuldade se o vinho acabasse durante a festa de casamento e logo providenciou uma solução. Então os seminaristas vão ver aquilo que é bom, e a gente relata tudo isso no relatório final do estágio, bem como as coisas que precisam mudar, tanto da parte da Igreja, quando a questão social", acrescenta dom Plínio José sobre a necessidade de estar atento aos problemas que afligem o nosso povo.
Lana Krisna - Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário