quarta-feira, 19 de maio de 2010

Freira Provincial das Calvarianas visita Diocese de Picos

Na foto as irmãs Conceição Melo, Margarida, Maria Augusta e Valdinéia

A irmã Conceição Melo, Provincial da Congregação Nossa Senhora do Calvário no Brasil, está visitando pela terceira vez a Diocese de Picos, em entrevista falou sobre o trabalho das Irmãs Calvarianas instaladas na cidade de São José do Piauí e a presença solidária da congregação para com nossa região.

1-Irmã Conceição Melo, o que motivou essa visita ao Piauí?Nós temos como meta a Província, e, sobretudo a Provincial, visitar todos os anos as comunidades, não só São José do Piauí, mas todas as comunidades do Brasil onde estamos presentes. São José do Piauí já é a terceira vez que eu visito, e todas as vezes que venho aqui fico impressionada com a acolhida e ao mesmo tempo a sede que o povo tem de caminhar de forma mais solidária, de uma forma mais justa e de buscar caminhos novos para a evangelização.

2-Como à senhora avalia a importância desse trabalho da Congregação em São José do Piauí, e inclusive em Picos, que recebe reflexos dessa ação solidária?

Nós temos três irmãs que estão na comunidade de São José do Piauí: a irmã Maria Augusta que tem a missão da medicina alternativa, e é uma missão que trabalha diretamente com os pobres. Nós sabemos hoje que o nosso povo, sobretudo o povo pobre está muito doente e muitas doenças não só físicas, mas também emocionais que necessitam de uma escuta, então Maria Augusta além da medicina alternativa, ela tem a Pastoral Escuta, e a nossa casa em São José é muito procurada, é como se ela fosse a médica da cidade. Temos a Irmã Valdinéia que está na Rádio Cultura, é uma congregação que também se envolve com a comunicação, vendo e constatando que através da comunicação, dos meios de comunicação social nós também evangelizamos como pessoas cristãs e religiosas. E a irmã Margarida que tem dois anos que chegou aqui na Diocese de Picos e se envolveu de uma forma afetiva e efetiva na Pastoral da Criança.

3-É a terceira vez que vem ao nosso estado, como a senhora avalia esse encontro com o povo piauiense?
O contato com o povo eu tenho muito pouco, eu sou mais com as irmãs, é através das irmãs que eu escuto os reflexos da presença delas, essa presença solidária. Nós estamos em processo também de mudança aqui dentro da Diocese de Picos, queremos conhecer outras realidades, outras paróquias para estarmos avançando quanto congregação e como missão solidária, porque a missão nossa em são José do Piauí é ser presença solidária junto ao povo e ao povo pobre.

4-Durante o ano a senhora visita quantas comunidades onde a congregação está instalada?
Nós temos 23 comunidades no Brasil, Norte, Nordeste, Rio Grande do Sul, Paraná, temos no Distrito Federal, em Goiás, no Pará, então eu preciso visitar todas elas durante o ano, temos também a comunidade internacional que é nas Filipinas, que o Brasil também acompanha essa missão ad gentes.

5-Qual a importância desse trabalho e como as Calvarianas vêm contribuindo inclusive para a formação das pessoas onde a congregação está instalada?

A espiritualidade e o carisma das irmãs Calvarianas é o da maternidade universal, qualquer lugar que nós estejamos, que nós sejamos mães. Mães daqueles que não tem mães, onde a vida está como ameaçada nós estamos como presença materna.
Lana Krisna - Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário