quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tecnologias de convivência com o semiárido beneficiam agricultores do Vale do Guaribas







A Cáritas Regional do Piauí em parceria com a Cáritas Diocesana de Picos e com ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro) vem realizando desde maio de 2008 o Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2), com o objetivo de promover a segurança e a soberania alimentar das famílias agricultoras do semiárido brasileiro, através da produção de alimentos com base em tecnologias apropriadas à região, visando o desenvolvimento sustentável local e a geração de renda.

Nesse projeto o foco é construir três tipos de tecnologias: Cisterna Calçadão, Tanques de Pedra e Barragens Subterrâneas. A iniciativa é desenvolvida em nove municípios da região do Vale do Guaribas, são eles: Acauã, Betânia, Paulistana, Padre Marcos, Massapê do Piauí, Caldeirão Grande, Simões, Queimada Nova, Jacobina.

Cada cisterna comporta 52.000 litros de água e sua construção requer uma área de 200m². As cisternas são equipadas com uma bomba manual, um cadeado, uma tampa e uma placa de identificação.

Além de beneficiar os produtores rurais, esse projeto também contribui para o desenvolvimento da economia local, visto que a obra  requer a contratação de pedreiros, a compra de materiais de construção, de produtos alimentícios e serviços de transporte, aquecendo a economia das regiões beneficiadas.
Fonte:
Assessores estagiários da Cáritas: Evanilde Guedes, Elisiene Leal, Maria Moura, Michellane Araújo, Teresa Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário