Com o tema "Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente", a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.
O tema foi escolhido com o incentivo da proposta da encíclica Centesimus Annus do Papa João Paulo II de 1991. Neste documento, o Papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada. O Papa Bento XVI, na mensagem para o Dia mundial da Paz, em 2007, ratificou que "a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento".
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.
Em Picos as atividades têm início nesta sexta-feira às 6h40 com a Santa Missa transmitida pela Rádio Cultura FM, seguindo a programação abaixo:
-Abertura da Semana Nacional da Vida com a missa transmitida pela Rádio Cultura FM - Equipe da Pastoral Familiar Diocesana- Dia 01/10 às 06:40hs.
-Palestra com os biólogos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Escola Landri Sales - dia 01/10
-Missa na Paróquia São Francisco de Assis, com as gestantes- dia 01/10 às 19hs.
-Oração pela Família na Igreja do Sagrado Coração de Jesus com a Pastoral Familiar- dia 02/10 às 18hs.
-Participação na Missa da Cultura e Palestra sobre o tema, na Escola Normal - dia 05/10.
-Participação na missa da Rádio Cultura pela manhã e Palestra na Escola Técnica PREMEN - dia 06/10.
-Participação na missa e Palestra na Escola Municipal Frei Damião.
-08/10 - Celebração do Dia do Nascituro com a comunidade do Morro da Macambira transmitida pela rádio às 06:40hs.
Fonte: CNBB/Pastoral Familiar Diocesana de Picos
Nenhum comentário:
Postar um comentário