quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Participe do Plebiscito pelo Limite da Terra



Foto: Dom Plínio José

De 1 a 7 de setembro os brasileiros inquietos pelos direitos do povo, cumprimento dos deveres do Estado e envolvido na luta popular que brada por uma reformulação mais ampla da situação fundiária no Brasil, participam da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra através do voto no plebiscito popular, cujas urnas estão percorrendo os bairros e escolas de Picos.

O plebiscito acontece durante a Semana da Pátria e conclama as pessoas a voltarem a atenção para a má distribuição de terras no Brasil, onde a metade dos estabelecimentos agropecuários tem menos de 10 hectares e ocupam apenas 2.36% da área territorial, e no outro lado da balança, menos de 1% dos estabelecimentos rurais têm área acima de 1 mil hectares e ocupam 44% das terras brasileiras.

A Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra foi criada em 2000 mediante realização do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, trata-se de uma ação conscientizadora e de mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dos 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público, que disponibilizaria imediatamente mais de 200 milhões de hectares de terra para as famílias acampadas, sem gastar recursos públicos para a indenização dos proprietários. A aprovação dessa emenda afetará apenas os grandes concentradores de terras no Brasil.

Os interessados podem encontrar as urnas durante toda semana nas Praças Félix Pacheco e Josino Ferreira, também nos bairros Morada do Sol, Passagem das Pedras, Boa Vista, Parque de Exposição e Canto da Várzea, ou nas escolas IMH (quarta - feira pela manhã), Justino Luz (Quinta à noite), Colégio Marcos Pares (quarta e quinta à noite), sábado após a missa da Igreja Sagrado Coração de Jesus e domingo após a missa da Igreja São José Operário. Na diocese de Picos o plebiscito integra as ações Comitê Pastoral da Terra - CPT.
Lana Krisna - Pascom
Fonte de informações: Limite da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário